HomeEmpresarialEmpreendedorismo Social: O que é e como funciona

Empreendedorismo Social: O que é e como funciona

Por: Solução Virtual em segunda-feira, 13 de janeiro de 2020 às 20:13

empreendedorismo social :analise de projetos
Empreendedoriso Social

Nesse artigo você vai conhecer o que é empreendedorismo social e, como funcionaLeia esse artigo até o final e você irá conferir os seguintes tópicos:

  • O que significa empreender ?
  • O que é empreendedorismo social ?
  • Quem é o empreendedor social ?
  • Qual a importância do empreendedorismo social ?
  • Ações praticas do empreendedorismo social
  • Ideias de empreendedorismo social

O que significa empreender ?

Muitas pessoas acham que empreender siginifica apenas criar um negócio próprio ,mas podemos relacionar o termo a inovar , criar algo novo , se dedicar integralmente a transformar ideias em realidade portanto , cria se novos resultados.

Ele é o inverso da acomodação porque , envolve correr riscos e portanto nos leva a cometer cometer erros.

Para entender um pouco mais sobre o assunto leia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo_social

O que é empreendedorismo social ?

O empreendedorismo social está atraindo quantidades crescentes de talento, dinheiro e atenção. Mas, junto com sua crescente popularidade, tem menos certeza sobre o que exatamente um empreendedor social é e faz.

Para entendermos o conceito de empreendedorismo social. Podemos começar pensando em o que é empreendedorismo puro na sua raiz segundo o https://www.dicio.com.br/aurelio-2/.

  • Capacidade de projetar novos negócios ou de idealizar transformações inovadoras ou arriscadas em companhias ou empresas.
  • Vocação, aptidão ou habilidade de desconstruir, de gerenciar e de desenvolver projetos, atividades ou negócios.

portanto , diante das definições podemos entender que para empreender não é preciso visar o lucro .

Por isso , empreendededrismo social não conta seu sucesso em cifras , mas sim pelo impacto do seu trabalho na vida das pessoas.

Quem é o empreendedor social?

O empreendedor social tem uma crença inabalável na capacidade inata que todas as pessoas podem contribuir no crescimento socio economico e, com isso, melhorar a vida das pessoas.

Empreendedores sociais atuam na inovação e transformação em vários campos . Como por exemplo : educação , saúde , meio ambiente dentre outros . Eles buscam amenizar a pobreza através de inovação nas práticas tradicionais de negócios .

Características de um empreendedor social :

  • Refina e adapta constantemente sua abordagem aos feedbacks
  • Inova encontrando produto, serviço ou métodos novos para problemas sociais
  • Foca principalmente no valor social ou ecologico e tenta adequa lo ao valor monetário dessa criação

Para complementar sua leitura sugiro o post: https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-social

Qual a importância do empreendedorismo social ?

Hoje em dia a preocupação com a preservação do meio ambiente e com os problemas enfrentados pela sociedade é algo comum entre a maioria dos cidadãos. Alguns inclusive conseguem enxergar nessas dificuldades sociais uma oportunidade para criar produtos e/ou serviços que não visam o lucro em primeiro lugar, mas sim, a melhoria do ambiente em que se vive. Esse é o princípio básico do empreendedorismo social.

O empreendedor social é considerado um agente de mudanças no setor civil, pois desenvolve ações que influenciam o desenvolvimento responsável e sustentável da sociedade, propondo inovações com retornos positivos para a população, para o ambiente e para a economia.

O empreendedorismo social também é um conceito que vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, pois, além de ser parte da responsabilidade da companhia, essa atitude costuma tornar-se um ótimo diferencial competitivo por atrair a simpatia dos clientes, sobretudo, daqueles mais exigentes. É por isso que as organizações têm procurado profissionais capazes de promover a implementação de medidas socioambientais, que permitam o investimento em avanços tecnológicos sem provocar grandes prejuízos à comunidade e ao meio ambiente local portanto , gera desenvolvimentosem destruição.

Ações praticas do empreendedorismo social

Uma ação voltada para o Empreendedorismo Social busca, essencialmente, o crescimento sustentável de uma comunidade, por meio de acordos, projetos e práticas que tragam desenvolvimento estruturado e crescimento econômico sustentavel .

O Brasil já contabiliza bons exemplos nessa linha, e a cada dia vemos florescer novas ideias por meio de ações práticas.

Veja aqui algumas dessas ações :

Ideias de empreendedorismo social

Conheça, abaixo, nove ideias que se destacaram entre as iniciativas sociais :

  • Design da comunidade
  • Renda para detentas
  • Sanitário sustentável
  • Dentista parcelado
  • Seguro inclusivo
  • Horta metropolitana
  • Advogado popular
  • Babá popular
  • Saúde mental

Para conhecer mais profudamente essas iniciativas sociais acesse :https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/01/9-ideias-de-empreendedores-sociais-inspirados-em-yunus.html

Veja mais sobre empresarial : https://solucaovirtual.srv.br/blog/eireli-veja-como-funciona-e-quais-as-vantagens-desse-tipo-de-formato-juridico/

Ver mais sobre: Empresarial

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of