HomeEmpresarialComo fazer analise financeira para redução de custos

Como fazer analise financeira para redução de custos

Por: Solução Virtual em quinta-feira, 23 de janeiro de 2020 às 16:23

Pessoas discutem sobre analise financeira para redução de custos
Analise financeira para redução de custos na empresa

A analise financeira para redução de custos de uma empresa faz parte da eficiência operacional e é uma premissa que há muito tempo saiu do plano do discurso e passou para o da prática. Isso porque, sem a estratégia de fazer mais com menos, as empresas se distanciam do ideal de boa rentabilidade.

É por isso que adotar medidas para equilibrar as contas é linha prioritária na agenda empresarial contudo, se faz necessário que o empreendedor busque instrumentos para realizar a analise financeira para redução de custos analisando onde as torneiras podem ser fechadas.

A fim de que as empresas possam maximizar os recursos alocados e eliminar custos desnecessários a adoção de boas praticas de analise financeira para redução de custos é o caminho ideal para você que é gestor siga.

O que é analise financeira ?

Engana-se quem pensa que uma análise financeira se limita à organização de entradas
e saídas, tendo como somatório um valor positivo que representa lucro ou um negativo
que significa que as coisas não vão bem.

Basicamente, trata-se de um método de análise que ajuda a compreender a estrutura
financeira de uma empresa. A fim de que , seja possível entender alguns indicadores que
permitirão avaliar melhor os custos e benefícios de cada decisão de alocação de recursos.

Quais são os beneficios ?

  • Diagnóstico da situação financeira

Quando gestores têm real noção da condição financeira do negócio,
sua atuação se torna mais eficiente portanto , suas intervenções têm maiores
chances de serem acertadas .

  • Tomada de decisão mais segura

Quando decisões são tomadas com base em dados consistentes e atualizados, é possível partir para uma análise preditiva dos desafios que serão colocados para o negócio.

Leia mais sobre o assunto: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_financeira

Como fazer analise financeira de uma empresa?

Já foi mencionado que ter um diagnóstico da situação financeira da empresa é uma ferramenta poderosa de gestão e, por isso, apresentamos um passo a passo básico para orientar esse processo de análise financeira para limitação de gastos. Acompanhe:

Avalie o equilibrio entre as contas

Equilíbrio acaba sendo a palavrachave para a gestão da situação econômica de um negócio contudo, precisamos ficar atentos a todos os aspectos .

Na prática, significa que o faturamento da empresa precisa superar os custos de produção, garantindo a viabilidade do empreendimento.

Nessa parte da análise, devem ser considerados custos fixos e variáveis, além de impostos e encargos. Porque Esse comparativo é um primeiro aspecto para a avaliação do fluxo de caixa e
demonstra se está indo bem ou não.

Estabeleça e monitore indicadores

É impossível gerenciar bem o que não é monitorado certamente ,por isso, é que a parte financeira do negócio precisa contar com indicadores que possam mensurar seu desempenho e companhar sua evolução. Entre os índices mais indicados para esse tipo de análise, estão:

Liquidez : avalia a capacidade de cumprimento das obrigações financeiras a curto prazo, e é
sobretudo fundamental para a sobrevivência da empresa. Para essa análise, são contempladas variáveis como margem operacional, margem EBITDA (indicador de lucratividade operacional), margem líquida (impacto das vendas sobre o lucro líquido) e retorno sobre patrimônio;

Endividamento: grau de comprometimento do capital com pagamento a terceiros é uma métrica que avalia tanto o pagamento de fornecedores quanto a tomada de crédito junto a instituições financeiras;

Rentabilidade de vendas : esse item verifica se a relação do lucro operacional com as vendas efetivadas está positiva, descontando os encargos envolvidos no processo de venda;

Atividades : analisa o prazo médio que a empresa leva para receber pelas vendas realizadas e o compara com o prazo médio para pagamento dos fornecedores.

Avalie o crescimento

Até aqui alguns aspectos da realidade financeira da empresa já foram identificados e estudados, mas o raciocínio da análise financeira se completa com a avaliação do crescimento do patrimônio líquido.

Nesse caso, isso significa que a participação da empresa no mercado também pode se tornar um indicador de crescimento.

Contudo: as novas imobilizações, o aumento de estrutura e a elevação dos volumes de faturamento não representam necessariamente crescimento. Portanto, nessa etapa da análise, considera-se apenas o crescimento patrimonial efetivo da empresa.

Como cortar custos de forma eficiente?

Na verdade, a materialização da razão de ser da análise financeira começa agora. A intenção nunca foi ter um relato complexo sobre a situação das contas do negócio, mas sim traçar táticas para a redução de custos com base em dados concretos e confiáveis.

Conforme o que já falamos até , a seguir são apresentados alguns pontos de corte que podem contribuir para o objetivo de racionalização de custos. Confira:

Invista em tecnologia

Sobretudo não é possível mais sobreviver em um mercado competitivo controlando entradas e saídas de recursos em planilhas estáticas e isoladas. Os livros de anotações contábeis, então, estão completamente fora de cogitação. Com a era digital, aplicativos invadem a gestão dos
negócios e representam um divisor de águas nas boas práticas de governança corporativa.

Revise a base de fornecedores

Todavia ,por mais que um fornecedor pareça ser um bom parceiro, essa realidade pode mudar
porque o mercado é dinâmico, as necessidades dos clientes mudam e novos desafios se
apresentam a todo momento. É fundamental manter uma avaliação constante da qualidade
dos fornecedores, em termos de qualidade dos insumos oferecidos e preços cobrados.

Simplifique estruturas

Cada vez mais as empresas vêm dispensando grandes estruturas físicas, parques tecnológicos caros e hierarquias funcionais volumosas. Inegavelmente, uma boa analise das características do seu negócio vai lhe proporcionar chances de trocar servidores próprios por contratação de serviços terceirizados em nuvem, com uso de infraestrutura tecnológica do fornecedor e pagamento apenas pelo que está sendo, de fato, consumido.

Verifique tributos e impostos

A carga tributária brasileira é alta, todos sabemos. Contudo , esse é um dos maiores pesos que uma empresa carrega, representando um importante impacto no orçamento.

Entretanto, cada negócio tem suas características e as regras de aplicabilidade de tributos e impostos são variáveis. Por isso, é importante realizar uma análise aprofundada do que está sendo pago em relação ao que realmente é cabível, de acordo com as especificidades da empresa.

Crie um ciclo virtuoso de gestão de custos

Uma política de gestão de custos deve ser permanente, portanto, ela não será produtiva se houver previsão de ações pontuais com data para acabar.

Algumas iniciativas podem até ser finitas, mas sempre haverá espaço para continuar analisando o que pode ser feito para otimizar a redução de gastos. Alguns questionamentos ajudam a manter a gestão atenta à necessidade de racionalizar. Por isso, pergunte-se sempre:

  • Quais os prncipais gargalos que ocasionam as dificuldades financeiras ?
  • Que despesas podem ser flexibilizadas em cada centro de custos da empresa?
  • Que serviços poderão ser terceirizados ?
  • A jornada de trabalho pode ser reduzida sem impacto na quantidade e qualidade das entregas ?

Que métricas financeiras são importantes para seu negócio?

Medir o sucesso de estratégias é uma forma de confirmar se o esforço que está sendo empreendido está valendo a pena. A melhor forma de realizar essa checagem é adotar métricas e, no caso de uma mudança de políticas e comportamentos financeiros, as mais indicadas são:

  • Fluxo de caixa
  • Retorno sobre investimento ( ROI)
  • Retorno sobre ativo ( ROA)
  • Custo deaquisição de clientes (CAC)

Conclusão

Gestores se deparam a todo momento com o desafio de melhorar a eficiência dos processos, melhorar a performance, aumentar a rentabilidade e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Nesse cenário, a análise financeira funciona como uma engrenagem. Essa peça motriz potencializa a avaliação de números que permitem gerenciar melhor os recursos necessários para manter o negócio em funcionamento e gerando lucros.

Mais do que uma técnica contábil, a análise financeira permite identificar eventuais fragilidades e prevenir futuros problemas nas contas da empresa, em curto, médio e longo prazo.

Precisando de uma consultoria empresarial ? visite nos

https://solucaovirtual.srv.br/solucoes.php

Ver mais sobre: Empresarial

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of