Solução Virtual

Alcobaça, 85 - Resgate - Salvador / BA - CEP: 41152-115

71 3052-3405 / 3241-7409 | 71 9.8709-4129
contato@solucaovirtual.srv.br

Publicado em sexta, 23 de setembro de 2022

FIQUE SABENDO - Brasileiros já podem baixar RG digital no celular

Brasileiros já podem baixar RG digital no celularO governo vem modernizando a emissão de diversos documentos, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nessa modernização, outro documento que já pode ser emitido digitalmente é o Documento de Identidade, popularmente conhecido como RG.

Baixar o RG na versão digital pode se tornar uma grande facilidade, tendo em vista que a utilização da versão online do documento evita a necessidade de carregar todos os documentos de forma física, algo que normalmente aumenta as chances de perda.

Novo modelo do RG e o RG digital

Uma situação que precisamos esclarecer antes de explicar como o cidadão pode baixar o documento no celular, é explicar que existe uma diferença entre o novo RG que começou a ser emitido pelo governo e a versão digital do RG.

Isso porque a versão digital do RG que já pode ser baixada no celular, diz respeito a versão atual do seu documento de identidade, e não o novo modelo do RG que começou a ser emitido no país.

Essa diferença existe, pois, praticamente toda a população brasileira ainda possui a versão tradicional do RG, pois o novo modelo ainda está começando a ser emitido gradualmente por alguns Estados.

O novo modelo do RG lançado pelo governo é um documento que em breve os cidadãos deverão solicitar junto aos órgãos de identificação do Estado.

No entanto, enquanto a maioria dos brasileiros não pode ter acesso ao novo modelo, outra boa parcela pode se beneficiar de utilizar ao menos a versão digital do tradicional modelo do documento de identidade.

Baixando o RG direto no celular

Como se sabe, a emissão do documento atual de identidade não é feita pelo governo federal, mas sim pelo Estado em que cada cidadão reside.

Dessa maneira, infelizmente nem todos os Estados oferecem a possibilidade de baixar o RG digitalmente, dessa maneira, confira quais Estados permitem baixar o documento direto no celular e inclusive o link na loja de aplicativos para baixar o documento.

Após o download, basta seguir o passo a passo do aplicativo como escanear QR Code, tirar uma foto selfie e criar seu cadastro para utilizar a versão digital do documento. Feito o procedimento apenas uma vez o cidadão estará apto a usar o documento sempre que precisar.


Fonte: Jornal Contábil

Solução Virtual

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Mídias sociais

Interaja conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.

Desenvolvido por Sitecontabil 2019 | Todos os direitos reservados